Encontro discute humanização da assistência obstétrica e neonatal na Paraíba

imagem eneon 2

 

Por Marita Brilhante

Pensar o cuidado obstétrico centrado na mulher é o objetivo do II Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da Paraíba (II Eneon-PB), que será realizado de 28 a 30 de agosto, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Com o tema “Diálogos sobre o cuidado sensível e a autonomia das mulheres”, o evento reunirá profissionais e estudantes para discutir propostas de humanização da assistência obstétrica e neonatal.

“O II Eneon é fruto das inquietações que emergem dos processos de trabalho durante a assistência às mulheres na gravidez, parto, pós-parto e puerpério. Presenciamos cotidianamente práticas de cuidado que violam direitos sexuais e reprodutivos, que são naturalizadas nas instituições que prestam assistência obstétrica e reproduzidas e ensinadas nas formações em saúde”, afirma a professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Waglânia Freitas.

Durante o encontro, os participantes vão discutir temas relacionados à medicalização do corpo feminino e à hospitalização dos partos. “A motivação para este encontro emerge do fato de, nas últimas décadas, termos presenciado uma rápida expansão no desenvolvimento e no uso de  práticas profissionais elaboradas com a intenção de iniciar, corrigir e acelerar o processo fisiológico do parto, sob a justificativa de obter melhores resultados para as mulheres e seus recém-nascidos, e, algumas vezes, para racionalizar padrões de trabalho, no caso do parto hospitalar”, acrescenta Waglânia, que atualmente preside a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras da Paraíba (Abenfo-PB)

Por meio de uma metodologia baseada na Educação Popular e nas práticas feministas, o II Eneon pretende fomentar o diálogo com a partilha de experiências. A programação contará com oficinas, rodas de conversas, palestras e apresentações de trabalho. Ao final do encontro, os participantes vão elaborar uma Carta de João Pessoa pela Humanização do Parto e do Nascimento, com recomendações de Boas Práticas Obstétricas e do cuidado sensível e autônomo à mulher em todos os ciclos vitais. Haverá ainda uma Tenda do Cuidado, onde os participantes terão acesso a práticas integrativas e complementares.

O II Eneon é realizado pela Abenfo-PB, tendo em sua comissão organizadora os projetos de extensão universitária Roda Bem Gestar (DESC/CCS/UFPB) e Partejar (CCM/UFPB), o Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Saúde Mental (UFPB) e o Coletivo pela Humanização do Parto e do Nascimento na Paraíba. O evento conta ainda com o apoio do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB) e do Conselho Federal de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB).

Para se inscrever e acessar o edital para envio de trabalhos, acesse o site: abenfopb.com.br

 

 

 

Autor: senhoradaspalavrasblog.wordpress.com

Jornalista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integrante do Coletivo Intervozes, produtora e apresentadora do programa Alô, Comunidade na rádio Tabajara AM e em busca de seu lugar ao sol. Email: mabeld38@gmail.com

Deixe um comentário