Composições da banda paraibana Meu Quintal tocam em rádio infantil norte-americana

divulga show meu quintal
Banda Meu Quintal. Foto: Thiago Martins

Com apenas dois CDs lançados, a banda Meu Quintal começa a alçar outros ares, desta vez, em terras norte-americanas. O produtor de uma rádio de música independente para crianças, Sagan Thacker, em Asheville, ouviu o trabalho do grupo e vai apresentá-lo ao público infantil dos Estados Unidos neste sábado (24), durante seu programa.

“Eu encontrei o trabalho do grupo Meu Quintal no Bandcamp e realmente gostei muito! Eu amo tocar música para crianças de todos os lugares do mundo e tenho encontrado muita coisa boa da América do Sul. Estou feliz por mostrar as composições deles aqui!”, conta Sagan, que vai apresentar o CD “Roda Gigante”, no programa Active Kids. Para ouvir, é só acessar o link www.ashevillefm.org/radio-active-kids .

“Recebemos essa noticia com muita alegria e com uma certa surpresa, pois nossa música é inspirada nos ritmos regionais, na nossa vivência como compositores, músicos, pesquisadores, e a gente se alegra em saber que essa música, que é tão a nossa cara, ela rompe fronteiras, em vários sentidos, tanto na idade, porque fazemos música para crianças e ela agrada adultos e idosos,  quanto as fronteiras da Paraíba e do Brasil, chegando a tocar em outro país”, ressalta Nara Limeira.

A banda Meu Quintal surgiu em 2015 e é formada por Nara Limeira, Naldinho Braga, Ana Catarina Leão, Almir César, Rose Farjado, Wênia Xavier e Victor Lustosa. A cantora e compositora, Nara Limeira, explica que o grupo Meu Quintal remete a um espaço de memória afetiva e mesmo quem não teve um em casa, pode buscar a referência de algum que viu, visitou ou mesmo conheceu na ficção (como o Sítio do Pica-pau Amarelo, por exemplo). “Fomos brincando com personagens de ficção e também personagens reais, pessoas que nos foram referenciais, histórias imaginadas ou vividas são matéria da nossa poesia. Buscamos uma poética em que a nossa humanidade seja ressaltada, a experiência de brincar com pessoas, brinquedos, natureza, bichos. Os ritmos nordestinos são o solo fértil para a nossa criação e também as canções de ninar que ouvimos quando crianças. Agora fazermos as nossas canções de ninar autorais e tudo isso é uma grande experiência lúdica em que podemos brincar de ser crianças, reencontrar nossa criança através do contato com outras crianças.”, explica.

As canções da banda tem uma preocupação, além das letras, em contemplar a diversidade rítmica que os move. Tudo isso dentro de um caldeirão de ritmos, que tem o xote, a ciranda, o ijexá, o baião, a marcha, o frevo, passando pelas canções de ninar e pelo bom rock and roll.

O CD que será tocado pela rádio norte-americana neste sábado, “Roda Gigante”, foi lançado em 2017, e traz as participações, dentre outras, de Val Donato, Luiz Carlos Vasconcelos, Pedro Índio, Helinho Medeiros, Ana Paula Figueiredo, Guga Limeira e, novamente, um pequeno coro de crianças.

 

 

 

 

Autor: senhoradaspalavrasblog.wordpress.com

Jornalista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integrante do Coletivo Intervozes, produtora e apresentadora do programa Alô, Comunidade na rádio Tabajara AM e em busca de seu lugar ao sol. Email: mabeld38@gmail.com

Uma consideração sobre “Composições da banda paraibana Meu Quintal tocam em rádio infantil norte-americana”

Deixe um comentário