Projeto Cidade Poema é lançado no I Encontro Nacional Mulherio das Letras

 

CidadePoesia_fotoAdrianoFranco 1
Maria Valéria Rezende e Valeska Asfora no lançamento do Cidade Poema. Foto: Adriano Franco

Por Ana Carolina Abiahy

O Projeto Cidade Poema, que começou em Porto Alegre em 2009, foi trazido para a Capital paraibana no I Encontro Nacional Mulherio das Letras. Idealizado pela jornalista e escritora Laís Chaffe, o projeto espalha poemas pela capital gaúcha ampliando público leitor. Como Laís Chaffe não conseguiu vir para o encontro, as escritoras Berenice Sica Lamas e Neli Germano foram as encarregadas diplomáticas do Mulherio das Letras do Rio Grande do Sul para trazer o projeto para a Paraíba.

As duas também têm suas criações poéticas estampadas no Projeto. Segundo Neli, são 63 poetas participando e a ênfase sempre é em poemas curtos e haicais que têm uma linguagem mais adequada ao leitor no espaço público. “São poemas em busdoor, restaurantes, bancos, instituições públicas, ampliou muito o alcance da poesia”, destaca Berenice.

Mesmo à distância, Laís Chaffe participou da entrevista interagindo com as respostas. Todas concordaram com o fato de que os vários suportes dados ao poema ultimamente têm ampliado muito o acesso do público leitor.

O lançamento oficial do Projeto na Paraíba ocorreu no início da tarde desse sábado, 14, na área ao lado do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. No ambiente, foram adesivados um haicai de Maria Valéria Rezende, uma das escritoras organizadora do evento, e um texto poético de Dôra Limeira.

CidadePoesia_fotoAdrianoFranco 3
Lançamento do Cidade Poema no hall do Paulo Pontes. Foto: Adriano Franco

A produtora cultural Valeska Asfora abriu as falas para o público destacando principalmente a figura de Dôra Limeira, falecida no ano passado, e que fez um trabalho consistente ao longo de toda a vida em torno da contação de histórias e da cultura popular paraibana, deixando um legado de artistas na família. Ela explicou que, ao longo da semana, os poemas serão espalhados pela capital paraibana, em vários espaços.

“O compromisso do projeto é levar encantamento para a rua, suavizar o ambiente urbano. É uma forma de interagir com outros escritores, tornar a arte um bem coletivo, encantar a cidade através da poesia”, ressaltou Neli para o público presente na ocasião.

Valéria Rezende ressaltou que a ideia de trazer o Cidade Poema para o evento começou como um sonho, já que os recursos para impressão dos imensos  adesivos ainda estavam fora do alcance das organizadoras. “Começamos a selecionar esses poemas e não sabíamos como íamos custear o transporte e a impressão. Até que a Revista Cult se ofereceu para cobrir essa despesa”, contou Valéria.

“João Pessoa vai virar Cidade Poema! Cabe ao Mulherio agora assumir e ir buscar parcerias para a continuidade. Nesse momento, precisamos mais do que nunca de doses diárias de poesia”, finalizou Valéria.

Autor: senhoradaspalavrasblog.wordpress.com

Jornalista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integrante do Coletivo Intervozes, produtora e apresentadora do programa Alô, Comunidade na rádio Tabajara AM e em busca de seu lugar ao sol. Email: mabeld38@gmail.com

Uma consideração sobre “Projeto Cidade Poema é lançado no I Encontro Nacional Mulherio das Letras”

  1. Amei este Projeto (que já não é mais projeto). Tempos atrás eu, é uma amiga poetiza e organizadora do Jornal Poemas, Mônica Franco, encabeçamos um trabalho aqui em Recife que foi indevidamente apropriado pela então Fundação de Cultura. Mas vamos retomar nossas atividades por aqui e, se Deus o permitir levaremos nossas experiências para o próximo Encontro. Super Parabéns pra vocês!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário